quarta-feira, 11 de junho de 2008

0

6º Bienal Internacional de Arquitetura











A 6º Bienal Internacional de Arquitetura, com o tema "Viver na Cidade arquitetura, realidade-utopia". no periodo de 22 de outubro a 11 de dezembro de 2005.



A mostra, realizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e pela Fundação Bienal de São Paulo , atraiu mais de 200 mil visitantes, número obtido na edição de 2003. Só para se ter uma idéia da dimensão do evento brasileiro, uma das mais tradicionais mostras de arquitetura do mundo, a Bienal de Veneza, recebeu em sua última edição 65 mil visitantes.
O foco da 6ª BIA foi sobre as edificações, mas indo além das habitações, considerando também suas extensões e os complementos urbanos necessários. “Queremos mostrar que a arquitetura não é exclusividade das elites, como se pensava no passado, mas um serviço que está ao alcance de todos. A idéia é que as pessoas percebam como as edificações e, por conseqüência, as cidades, ganham qualidade quando passam pela intervenção de um arquiteto”, acrescenta Pedro Cury, que junto com o arquiteto Gilberto Belleza responde pela curadoria da 6º BIA.
Os curadores explicam que o papel da arquitetura é o de propor soluções para organizar os espaços urbanos, harmonizando o caos e as contradições das cidades. “Para isso, é preciso conciliar a realidade, decorrente do crescimento desordenado, e a utopia, que é o pensar idealizado e uma alavanca para o progresso da humanidade”, justifica Cury.
Números e curiosidades da 6ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo:
- Quase 1 mil projetos serão expostos
- Público esperado: mais de 200 mil pessoas
- 200 trabalhos foram selecionados para a exposição geral de arquitetos
- Área de exposição: 28 mil m²
- Quase 70 escolas de todo o mundo vão participar do “Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura”
- Cerca de 250 maquetes serão expostas
- Maior delegação: participante das “Representações Nacionais”, a China trará mais de 40 arquitetos ao Brasil.



Entre esses participantes estavam alunos da UFPA, Anderson Tavares, Flávia Tyele, Leoni Miranda, Natália Ponte e Kenny Nogueira. O trabalho foi simples, ai estão os cartazes expostos.

0 comentários: